Quanto tempo os programas de estudo no exterior duram? É você quem manda! A duração do seu intercâmbio pode variar de poucas semanas a uma vida toda. Antes de tudo vai depender dos seus objetivos, idade e disponibilidade financeira. Abaixo veremos alguns casos típicos:

Intercâmbios de curta duração. De 2 a 12 semanas:

Para pré-adolescentes e adolescentes, os acampamentos com duração de 2 a 6 semanas são muito bem recomendados. Isso porque eles podem tanto ser focados no desenvolvimento da língua estrangeira, quanto de um esporte específico e até para preparação vocacional. Um outro programa bacana para alunos do ensino médio são os chamados Mini High-Schools. Leia mais sobre o tema aqui.

Além dos mais jovens, estudantes mais maduros podem se beneficiar de cursos de idiomas com ou sem um foco específico (como por exemplo inglês jurídico ou para área médica). Como os cursos de idiomas estrangeiras têm início em praticamente todas as semanas do ano, é possível se matricular para cursar apenas uma semana. Estes cursos de curta duração são recomendamos especialmente para aqueles alunos que já possuem nível intermediário para avançado e agora buscam a fluência do idioma através da imersão.

Cursos de média duração. De 3 a 6 meses:

Alunos de todas as idades podem se beneficiar de um curso de idiomas de maior duração, especialmente quando estão ingressando no nível intermediário. Alunos de nível básico, entretanto, demoram para começar a interagir com os nativos, e assim, não aproveitam toda a experiência. Neste caso, recomendamos que o aluno comece ainda no Brasil com cursos online.


Alunos do ensino médio gostam muito também desse período para fazerem o famoso semestre de High School, pois a modalidade oferece grande possibilidade de imersão na cultura local. Os principais destinos são o Canadá, os Estados Unidos, a Nova Zelândia, a Austrália e a Alemanha.

Enquanto isso, alunos universitários costumam passar um semestre no exterior assistindo aulas em uma universidade, seja para tentar pleitear créditos na universidade local, seja para conseguir um certificado adicional. Neste caso, um dos destinos mais populares para esse tipo de programa é a Espanha. Muitos de nossos alunos vão para universidades como a EU Business School e a Universidade Autônoma de Barcelona.

Programas de longa duração. De 1 ano até uma vida inteira:

Nesse período mais longo, os cursos de idiomas já não são tão recomendados, uma vez que o aluno consegue, em menos tempo, atingir praticamente a fluência. Neste caso, após os seis primeiros meses de curso de idiomas, o aluno poderia progredir para outros tipos de cursos, que agregariam ainda mais em sua experiência.

Enquanto isso, muitos alunos de High School começam seu planejamento para ficar apenas 6 meses, e de tanto amarem a experiência, acabam ficando mais tempo. Este caso é especialmente comum dentre aqueles que ingressam em uma Boarding School.

Por outro lado, alunos que já passaram dessa fase, mas ainda não possuem uma graduação, podem optar por conquistar seu bacharelado no exterior. Pode-se começar em um community college com duração de 2 anos, ou aplicar para uma graduação completa.

Alunos ainda mais velhos e com bom nível de inglês podem ingressar em cursos como Diplomas e Certificados (especialmente no Canadá, Austrália, Nova Zelândia e Estados Unidos), tanto com o objetivo de começar uma carreira nova quanto mirar nas possibilidades de imigração.

Como vimos acima, há diversos fatores que ajudarão a determinar a duração do seu intercâmbio. Conte com a nossa consultoria especializada para planejar o seu. 🙂

Recommended Posts