Intercambio sozinho ou acompanhado

Família? Amigos? Parceiro(a)? Será que vale mais a pena fazer o intercâmbio sozinho ou acompanhado? Neste texto vamos ver que ambas opções podem ser boas, desde que estejam alinhadas com os seus objetivos. Listamos aqui somente as vantagens, pois entendemos que cada desvantagem pode ser uma oportunidade de desenvolvimento pessoal.

Vantagens de fazer intercâmbio sozinho:

Um dos principais objetivos de um intercâmbio é a imersão total na cultura local. Ao fazer um intercâmbio sozinho, o estudante é obrigado a socializar com pessoas diferentes, que falam o idioma local ou outros estrangeiros. Com isso, o processo de ganho de fluência se torna muito mais rápido, uma vez que o aluno tem poucas oportunidades de falar em sua língua mãe.

Para os alunos mais jovens, fazer um intercâmbio sozinho, ao invés de acompanhado dos amigos ou família, pode significar um desenvolvimento mais profundo da autonomia e independência. Além disso, favorece a formação de novas amizades, e o princípio de um networking internacional.

Um outro ponto para se ficar atento, é que existem brasileiros espalhados pelo mundo inteiro. Ou seja, é muito provável que durante o seu intercâmbio você vá, em maior ou menor intensidade, interagir com outros brasileiros. Como essas interações são praticamente inevitáveis, a melhor forma de diminuir essa exposição é, de fato, indo sozinho.

Programas excelentes para ir sozinho:

Não existe nenhum intercâmbio que seja desaconselhado para estudantes que viajam sozinhos. Alguns destaques são os programas voltados para o desenvolvimento de idiomas, os acampamentos para jovens e os programas de High School. Isso porque quanto mais cedo o aluno aprende a “se virar” e socializar com desconhecidos, mais facilidade ele terá em seu futuro. Além disso, os programas voltados para os jovens, costumam oferecer uma ampla rede de apoio para o aluno se adaptar mais rapidamente.

Outro diferencial desses programas é que eles costumam ter menor duração. (No caso do High School, podemos considerar o Mini High School). Isso significa que quando a saudades de casa começar a bater, o aluno já estará prestes a voltar para o Brasil.

Vantagens de fazer intercambio acompanhado:

Trabalhando com cursos no exterior desde 2002, nós entendemos que apesar do estudo ser muito importante, o intercâmbio vai muito além disso, e toda a experiência deve ser levada em consideração. Ir acompanhado ao invés de sozinho pode ser muito vantajoso em intercâmbios de longo prazo (como por exemplo a ideia de imigração em família ou casal). Vale também para alunos que buscam um balanceamento maior entre diversão e estudo, seja entre jovens universitários, seja entre famílias que querem balancear o estudo com turismo.

Programas excelentes para ir acompanhado:

A modalidade Semestre de Graduação no Exterior, pode ficar “mais legal” se feito com amigos. Neste caso, os alunos estão mais preocupados com o conteúdo acadêmico do que com o idioma, e buscam uma experiência coletiva, compartilhando histórias, ao invés do desenvolvimento pessoal exclusivamente. Como muitos desses programas acontecem em grandes cidades na Europa, os alunos aproveitam para programar viagens em conjunto aos finais de semana.

Alguns países como Nova Zelândia e Canadá oferecem vantagens para casais com ou sem filhos que viajam junto. Neste caso, dependendo do curso, uma pessoa do casal pode trabalhar em tempo integral enquanto o outro estuda, trabalha meio período durante as aulas, e pode trabalhar período integral durante suas férias. Dependendo do caso, pode ser que os filhos também tenham acesso à educação pública gratuita ou muito barata.

Por fim, vale ressaltar os programas de férias criados exclusivamente para famílias. Nestes programas, pais e filhos fazem aulas de idioma em turmas separadas, e tem agendas diferentes. Por exemplo: pais e filhos podem estudar idioma pela manhã, e durante a tarde, os pais podem aproveitar para passearem, enquanto os filhos ficam na escola, curtindo atividades recreativas. No fim do dia, a família se reúne, e costuma jantar e dormir juntos.

Conclusão:

Como vimos acima, antes de decidir se pretende fazer seu intercâmbio sozinho ou acompanhado, pense em quais são os seus objetivos ao voltar para o Brasil. Nós dispomos de uma equipe de especialistas que podem lhe ajudar nessa decisão. Conte conosco e agende seu horário, sem compromisso, através do chat (horário comercial) ou da nossa página de contato.

Recommended Posts