intercambio ou

Intercâmbio ou mochilão? Ou viagem turística? Ou curso aqui no Brasil mesmo? Como já vimos em um post anterior, fazer um intercâmbio é um bom investimento e vale a pena. Neste texto iremos explorar o que cada tipo de investimento pode trazer de retorno, e como o intercâmbio pode se relacionar com essas 3 opções.

Intercâmbio ou Mochilão?

Mochilão é um tipo de viagem na qual o aluno aproveita a oportunidade para conhecer diversos destinos. Os deslocamentos entre países podem ocorrer de ônibus, trem e avião e geralmente fica-se pouco tempo em cada destino. Como as mochilas são mais fáceis de carregar do que malas neste cenário, surgiu o nome mochilão. A ideia é explorar a região ao máximo. Outra característica comum é a estadia em hostels ou outros tipos de acomodação mais acessíveis.

Realizar um mochilão, assim como um intercâmbio, é uma excelente oportunidade para o aluno aprender a se virar sozinho, se deparando em cada destino com novos desafios. Dependendo da região na qual se realiza o mochilão, também podemos esperar uma considerável melhora no nível de idioma.

Agora, o que pouca gente considera, é que é muito fácil combinar as duas opções. Por exemplo, um aluno que deseja conhecer a América Latina melhor, pode pular de país para país, sempre fazendo aulas de espanhol por onde passa. Parceiros como a Enforex contam com centros em diversos destinos latinos, facilitando este tipo de viagem.

Outra oportunidade de fazer um mochilão combinado com intercâmbio é quando você opta por fazer um curso de línguas ou semestre de graduação em qualquer país europeu. Considerando o tamanho do continente e o preço acessível de viagens dentro dele, muitos alunos aproveitam para conhecer outros destinos antes, durante ou depois de seus intercâmbios.

Intercâmbio ou Viagem Turística?

Em uma viagem turística, o diferencial costuma ser a programação e a visita aos principais pontos turísticos de um lugar. É muito legal para quem não quer ter que fazer muito planejamento sozinho e é curioso sobre o destino que escolheu. Dá pra aprender muito com guias turísticos e conhecer a cultura local. Se você se aventurar um pouco, poderá também testar o seu nível no idioma local e conseguir alguma melhora na fluência.

Por outro lado, quando você faz um intercâmbio, nada impede que você explore os pontos turísticos locais. Diversas escolas de idiomas, inclusive, oferecem passeios turísticos para seus alunos, como um diferencial opcional. O mesmo vale para instituições de ensino superior que contam com um bom departamento para alunos internacionais. Ao mesmo tempo, se você gostar de planejar / explorar, terá muitas oportunidades, não só de conhecer os principais pontos locais, mas também daqueles lugares que os próprios nativos gostam de frequentar.

Intercâmbio ou curso no Brasil?

Quem opta por fazer um curso no Brasil, provavelmente está pensando o seguinte: “eu já tenho onde dormir aqui, já tenho o que comer e não preciso comprar moeda estrangeira. Há diversas opções excelentes aqui, portanto, porque estudar fora?”

Fazer um intercâmbio tem muito a ver, não só com o curso escolhido, mas também com todo o resto que está envolvido em uma imersão em outro país: conhecer outras culturas, foco no idioma local, ter que se virar e conviver com pessoas muito diferentes do que estamos acostumados. Ou seja, são experiências muito distintas.

Para aqueles alunos que desejam obter fluência em um determinado idioma, é muito complicado comparar preços de um mês de curso aqui no Brasil e um mês de curso no exterior. Isso porque em um mês de curso aqui, você provavelmente terá 2 ou 3 aulas por semana, e o resto do tempo inteiro estará falando e pensando em português. Já no intercâmbio, além do curso intenso e diário, você será obrigado a interagir no idioma local, todas as placas estarão no idioma local, a TV… enfim, o seu universo será no idioma local.

A única exceção neste caso, é se você não sabe nem o básico do idioma que quer aprender. Se você fosse começar hoje um novo idioma, como por exemplo o chinês, seria interessante já ter alguma bagagem antes de chegar na China. Isso porque você só conseguirá aproveitar as oportunidades de um intercâmbio, se você tiver alguma possibilidade de interação.

Já para cursos mais acadêmicos, o intercâmbio torna-se também uma excelente oportunidade de formação de networking internacional. Isso não significa que você tenha que fazer sua graduação completa no exterior. Talvez consiga economizar estudando no Brasil, mas fazendo um semestre da graduação fora.

Conclusão

Conforme vimos no texto acima, nenhum outro tipo de oportunidade irá substituir um intercâmbio. Ao mesmo tempo, um intercâmbio pode ser combinado com todos os outros tipos de oportunidades. Conte com a nossa equipe de especialistas para planejar o seu. Agende sua consultoria grátis através do chat (horário comercial) ou preenchendo o formulário aqui.

Recommended Posts