Fazer um intercâmbio é sempre um grande investimento. Neste texto, vamos falar sobre como aproveitar o seu ao máximo para que possa ter um bom retorno sobre ele.
ROI – Retorno sobre Investimento
Para se medir se um investimento valeu a pena ou não, os profissionais do mercado financeiro costumam usar uma métrica chamada ROI ou Retorno Sobre Investimento. Basicamente ele divide o Retorno pelo Investimento e chega em um número que pode ser comparado com outros investimentos. Assim, comparando com os ROIs de outros investimentos, conseguem determinar se aquele investimento foi bom ou ruim.
Apesar de haver diversos estudos sobre o ROI em relação a cursar uma graduação ou um mestrado no Brasil, ainda não há uma métrica precisa para falar sobre as oportunidades de estudo no exterior. Ainda mais considerando o que já falamos em outros posts, que um “Intercâmbio educacional” é um termo muito amplo, e que cada curso tem seu objetivo específico, fica difícil trazer uma métrica que valha para todos os seus tipos.
Apesar de ser difícil obter uma métrica na ponta do lápis relativa ao retorno do valor investido em um intercâmbio, podemos explorar os benefícios que nem costumam entrar em contas, mas que no final das contas, fazem toda a diferença no desenvolvimento individual e profissional de cada um.
Fluência no idioma:
Uma das grandes vantagens de se fazer um intercâmbio estudantil, é que você não aperfeiçoará o idioma somente durante as aulas. A qualquer momento, é possível ter uma oportunidade de se aprimorar no idioma local, interagindo com os nativos. Ao esperar o ônibus para chegar no seu curso, você pode conversar com os outros transeuntes, tirar dúvidas sobre o seu trajeto (mesmo que você já saiba de cor) e perguntar sobre atrações turísticas. Isso sem falar nas oportunidades de conversa que surgem em momentos de lazer.
Independente do curso que você escolher, você com certeza voltará para o Brasil falando o idioma local com muito mais fluência e confiança. E isso será muito importante em suas entrevistas de emprego. Uma pesquisa da Catho Empresas de 2016, mostrou que quem é fluente no inglês pode ganhar até 61% a mais do que aqueles que não possuem fluência no idioma.
Experiências Únicas:
Essa parece ser a parte mais difícil de se contabilizar na hora de descobrir se um intercâmbio é um bom investimento. Um dos fatores que mais influenciam aqui é a sua pró atividade. Isso porque aquele aluno que faz um intercâmbio estudantil somente focado no curso, frequentando as aulas e voltando pra casa, sem aproveitar tudo que está disponível, pode não ter tantas histórias para contar ao voltar para o Brasil.
Essas histórias que acontecem durante um intercâmbio são um rico material para ser explorado durante uma entrevista de emprego. Por exemplo: alguém que está buscando um emprego em uma multinacional, poderá contar na sua entrevista de emprego que já teve que resolver algum problema específico com pessoas de diferentes origens, e dar detalhes sobre a experiência. Mas para poder dar estes exemplos, você precisa primeiro vivencia-los. Portanto, para ter o maior retorno sobre o seu investimento em um intercâmbio, lembre-se de se manter pró-ativo e favorecer a possibilidade dessas experiências acontecerem.
Novas Amizades e Networking:
Aqui podemos fazer uma breve distinção entre boas amizades e um bom networking. O retorno de se ter bons amigos, geralmente não é financeiro, mas pode durar para toda a vida. Já um bom networking pode parecer mais superficial, mas é fundamental para se conseguir diferentes oportunidades na vida. Ambos são muito importantes e ambos podem ser desenvolvidos durante o seu intercâmbio. Por isso, recomendamos que mesmo que haja um grupo de Brasileiros para você interagir durante o seu período de estudos, o retorno sobre o investimento será ainda maior se você aproveitar para interagir também com os estrangeiros, sejam os nativos, sejam outros alunos internacionais.
Maximizando o retorno sobre o seu investimento:
Como vimos acima, uma boa parte do retorno sobre o investimento de um intercâmbio consistirá nas escolhas e ações do próprio estudante. Além de ficar atento sobre as atitudes que proporcionam um maior retorno, como a pró-atividade e a abertura para novas amizades, um outro passo fundamental é fazer um planejamento impecável do seu intercâmbio. Nós da NM Educação Internacional oferecemos uma consultoria gratuita para ajudar você nesta etapa. Agende o seu horário através do nosso chat ou por aqui. Conte conosco 🙂