É perigiso fazer intercambio

O único perigo de fazer um intercâmbio é você voltar uma pessoa com mais conhecimento e mais madura! Neste post vamos explorar quais são os maiores medos de pais e alunos sobre um intercâmbio, e mostrar como todos eles podem ser superados com um bom planejamento. Em outras palavras, um intercâmbio só pode ser perigoso se for muito mal planejado.

Crianças e Adolescentes

Quando crianças e adolescentes vão para seu primeiro intercâmbio, é muito comum que os pais fiquem com medo. Acreditam que podem haver perigos no intercâmbio de seus filhos com relação à moradia e a possível liberdade que terão durante o programa. Existem, entretanto, diversos fatores que podem mitigar estes medos.

Para alunos que vão para acampamentos, como summer camps, existem opções nas quais os estudantes são monitorados o tempo inteiro e não podem sair desacompanhados da área monitorada. Em outros casos, os acampamentos ocorrem em cidades muito pequenas e seguras, de modo que, mesmo que o aluno tenha alguma liberdade, ela ocorre em ambiente seguro.

No caso de alunos de High School, existem duas modalidades distintas, sendo que ambas contam com uma ampla rede de proteção para os alunos. As modalidades são: acomodação em casa de família e acomodação na própria escola (Boarding Schools). Nos dois casos, sempre haverá pelo menos um adulto que se responsabiliza legalmente pelos estudantes. Esta pessoa fica com a custódia do aluno e tem os mesmos deveres que os pais de um jovem nativo teriam. Esta pessoa basicamente existe para que o intercambista não corra nenhum perigo.

Além deste responsável imediato, sempre há mais de uma camada de proteção para o aluno, sendo que o responsável pela segurança deles também responde a coordenadores e diretores do programa. Ou seja, caso haja qualquer intercorrência com o responsável direto pelo aluno, ele terá sempre a quem recorrer, nem que seja à agência contratada, que deve ter acesso aos coordenadores do programa. Por isso, é muito importante que se verifique se a agência contratada se compromete a se manter acessível durante todo o intercâmbio. Essa é uma prática que a NM Educação Internacional adotou desde sua fundação.

Por fim, é muito importante ressaltar que a educação que os filhos receberam, a comunicação com os pais e os combinados que são feitos antes do embarque são fundamentais para que o aluno não se exponha a riscos desnecessários, contrariando, por exemplo, as regras do programa. Por este motivo, nós da NM Educação Internacional, realizamos semestralmente reuniões de pré embarque, no qual damos orientações para pais e alunos. Não há motivos para um intercâmbio ser perigoso, basta que se siga o combinado.

Adultos

Quando falamos de intercâmbios para adultos, que já sabem se cuidar e que já são responsáveis por si, o maior perigo que pode ocorrer é o financeiro.

Infelizmente, já virou rotina notícias sobre agências mal administradas ou mal intencionadas que acabam utilizando o dinheiro pago pelo estudante para pagar as próprias contas, e que fica incapaz de pagar os cursos contratados.

Para se prevenir deste risco, é muito importante que você verifique a reputação da agência escolhida antes de assinar qualquer contrato ou fazer qualquer pagamento. Verifique também as certificações que ela possui, e de quais associações participa. Exija sempre comprovantes de pagamento e tenha certeza que você possui toda a documentação necessária (como carta de confirmação de inscrição no programa escolhido) antes de embarcar.

Desta maneira, você terá muito mais segurança em contratar o seu intercâmbio.

Conclusão

Como vimos neste texto, um bom planejamento, uma boa agência e um bom preparo podem mitigar todos os possíveis perigos de fazer um intercâmbio. Conte conosco para fazer o seu planejamento sem pagar nada a mais para isso. Estamos disponíveis para agendamentos através do chat (horário comercial) ou deste link de contato.

Recommended Posts