O processo de entrada em uma universidade no Reino Unido é bem diferente de como ocorre no Brasil. Não há vestibular, e não é uma ou outra prova que vai definir se você foi aprovado ou não. Neste texto, vamos entender como se faz para estudar nas melhores universidades do Reino Unido. Mas primeiro precisamos entender algumas diferenças sobre o Ensino Médio aqui e lá.
Antes de continuar neste texto,
Preparamos um e-book gratuito com mais informações sobre este tema. Para baixar, é só preencher este formulário:
Agora que você já baixou o seu e-book, vamos continuar com a leitura 😉
Reino Unido Vs. Brasil
Aqui no Brasil, a gente passa 3 anos cursando o Ensino Médio. As matérias que fazemos durante os 3 anos costumam ser padrão para toda a escola, e o foco são as provas de vestibular. Já no Reino Unido, os alunos passam 4 anos pelo Ensino Médio e podem escolher as matérias que irão estudar. Isso porque serão justamente as matérias estudadas e as notas obtidas neste período que serão utilizadas na aplicação para as Universidades. Essas matérias são as famosas A LEVELS. Ou seja: você não depende 100% de uma prova para garantir a sua vaga. Você tem pelo menos 2 anos inteiros para mostrar o seu desempenho e conquistar seus objetivos.
Idealmente, os alunos Brasileiros, que desejam estudar no Reino Unido, deveriam fazer todo o Ensino Médio no país. Desta forma, além de criar um excelente registro de notas, o aluno também teria tempo hábil de adquirir fluência no idioma. Aqui quando falamos em fluência, não estamos falando apenas de conversação: trata-se de saber, por exemplo, como escrever um texto acadêmico em inglês ou participar de um debate em classe.
Como muitos alunos não têm essa possibilidade, ou optam pela graduação no Reino Unido já no final do Ensino Médio, foi criado um programa chamado de Foundation Year.
Foundation Year
Os programas de Foundation Year (FY), com duração de pelo menos 1 ano, têm 2 principais objetivos: tornar o aluno fluente academicamente no inglês e avaliar o aluno ao longo do ano, para a formação de seu boletim britânico. Este programa é voltado exclusivamente para alunos internacionais e é uma excelente oportunidade de desenvolvimento pessoal, além das portas que abre para as universidades. Um detalhe importante é que geralmente são escolas especiais que oferecem esse tipo de programa, fora das universidades. Agora, se o aluno por exemplo, estudou em uma escola bilingue no Brasil, e já se sente totalmente seguro com relação ao idioma, uma outra alternativa de equiparação com os britânicos, são os programas conhecidos como International Year One.
International Year One
Diferentemente do Foundation Year, o International Year One (IYO) é um programa no qual o aluno além de fortalecer o seu nível de inglês, irá cursar matérias já em nível universitário. Um aluno que quer aplicar para universidades de Economia, por exemplo, fará ao longo do IYO matérias como Cálculo e Estatística, e não Álgebra, como seria em um FY, ou Ensino Médio comum. Outra diferença importante é que o IYO pode ser oferecido dentro das próprias universidades, mesmo que por vezes em turmas separadas. Este é o caso de um de nossos parceiros, a OnCampus que conta com centros dentro dos principais campi britânicos. Lá o aluno tem a oportunidade de interagir com os alunos nativos desde o princípio do programa.
UCAS
UCAS ou Universities and Colleges Admissions Service, é o sistema britânico que centraliza a conexão entre alunos e universidades no Reino Unido. O UCAS oferece uma plataforma na qual o aluno faz upload de seu boletim britânico, em conjunto com outros documentos, e escolhe as universidades que deverão receber essa documentação. Fica a cargo das universidades avaliarem cada um dos aplicantes, comparar o desempenho de cada um e determinar quem receberá a vaga. Ou seja: não é uma prova, como um ENEM que determina a sua aprovação.
Colocando de outra forma: imagina se no caminho para prestar o ENEM, “dar branco” e você acaba perdendo um ano inteiro de estudo porque não conseguiu se concentrar na prova. Isso não acontece no Reino Unido pois, mesmo que você tenha uma dor de barriga em uma das provas, ainda terá diversas outras oportunidades ao longo do ano para recuperar sua nota.
Agora que você já sabe mais sobre o tema, que tal agendar uma reunião com nossos consultores, sem compromisso, para falar sobre os seus planos? Clique aqui para agendar o seu horário.