Há muitas variáveis que podem ser consideradas na escolha da cidade perfeita para você. Seja por questões financeiras, seja por afinidade, é muito importante pesquisar bastante antes de fazer a sua escolha.

Curso:

Toda experiência de estudo no exterior só vai valer a pena se você escolher primeiro o curso certo para você. Antes de pensar na cidade, recomendamos que você explore bem as escolas e instituições de ensino que oferecem um curso bom voltado para a sua área. Por exemplo: alunos que querem estudar Biologia Marítima, vão ter mais sucesso escolhendo cidades que possuem uma costa marítima. Já os cursos de idiomas, geralmente são oferecidos em praticamente qualquer cidade, sem nenhum prejuízo de qualidade.

Tamanho:

Em primeiro lugar, vamos pensar no tamanho e número de habitantes. Se você prefere um estilo de vida mais agitado, o ideal é buscar por grandes metrópoles como Nova Iorque, Amsterdam, Berlin, Barcelona e etc. Agora, se você está 100% focado nos estudos e prefere um estilo de vida mais tranquilo, podemos buscar cidades menos agitadas como comunidades no Canadá, Austrália e Nova Zelândia.

Clima:

Como você lida com o frio extremo ou o calor extremo? Quando pretende viajar? Vale a pena pesquisar direitinho aqui para escolher a cidade onde realizará seu intercâmbio. Por exemplo, na hora de escolher a sua cidade de destino, considere que: quem odeia frio, não pode dispensar a ideia de ir para o Canadá se estiver pensando em estudar durante o verão deles. (O que ocorre em Junho/Julho). Os amantes do calor, não devem pensar na Nova Zelândia durante o inverno deles (também Junho/Julho).

Atividades:

Além de estudar, o que você gostaria de fazer durante o seu período de estudos? Vale a pena pensar nos seus desejos além do estudo. Por exemplo, muita gente espera ver neve durante o seu intercâmbio e eventualmente praticar esportes como Ski e Snowboard. Em outros casos, estar conectado com a natureza pode ser o mais importante. Leve seus desejos secundários em consideração na hora de escolher a cidade ideal.

Outro ponto a ser considerado aqui é se você pretende ficar somente na cidade onde estuda, ou se gostaria de aproveitar a oportunidade para conhecer novos lugares. Um fã dos EUA, pode escolher qualquer cidade, sabendo que o país conta com muitas opções de vôos nacionais. Não podemos nos esquecer, porém, que os EUA é imenso, e que viajar de costa a costa pode demorar em média 6 horas de avião.

Por outro lado, escolher uma cidade na Europa pode facilitar a viagem para diversos países. É muito comum, por exemplo, que nossos estudantes que vão estudar em Barcelona acabem conhecendo diversas cidades em diversos países, viajando aos finais de semana. Essas viagens podem ser organizadas usando passes de trem, porém também com cias aéreas de menor porte.

Transporte:

Se você é fã de dirigir em estradas largas e pretende alugar um carro, poderá escolher cidades como Miami e Los Angeles . O mesmo vale para quem está acostumado e gosta de se locomover utilizando serviços como o Uber.

Agora, se você é do time que prefere fazer tudo utilizando o transporte público, escolha grandes centros urbanos como Londres, Paris e Nova Iorque.

Tempo:

Ao pensar no prazo, estamos considerando especialmente a relação entre custo de passagem (e tempo no avião) em contrapartida ao tempo de estudo. Por exemplo: o custo de uma passagem para a Austrália é muito maior do que para Miami ou Toronto. Portanto, se você pretende ficar apenas um mês fora, talvez não compense pagar caro na passagem e ficar mais de 24 horas viajando, como seria para um curso de inglês na Austrália, certo? Agora, se você quer ficar 6 meses ou mais fora, a Oceania se torna um destino muito mais viável.

Trabalho:

Caso você esteja planejando trabalhar durante seu período de estudo no exterior, é necessário checar antes se você poderá fazer isso de forma legal. Preparamos um texto sobre visto de estudantes com mais detalhes sobre este assunto que você encontra aqui.

Custo de vida:

Para muitos, o fundamental é o custo de vida na cidade. Isso inclui desde a moradia quanto refeições na rua e compras no super mercado. Aqui vai uma super dica: o site https://www.expatistan.com/cost-of-living. Lá você poderá comparar os custos de vida nas cidades que você escolher, verificando todos estes itens e mais.

Moradia:

E por último, mas não menos importante: há possibilidade de acomodação perto da escola?  Se você pretende ir para uma escola que não oferece acomodação própria, é recomendado que você dê uma olhada antes em sites como o AirBnB. Assim você evita surpresas ao chegar no seu destino.

Organizando tudo isso:

Sugerimos criar uma planilha onde possa colocar todas estas informações e aí decidir qual o melhor destino para o seu intercâmbio. Se precisar de suporte ou mais informações, conte conosco! Oferecemos consultoria gratuita para alunos que buscam estudar no exterior. É só agendar com a nossa equipe através do chat neste site, ou por aqui.

Recommended Posts