Planejar intercâmbio na Pandemia

Existem muitos passos para o planejamento do seu intercâmbio que você já pode começar agora mesmo, mesmo durante a pandemia.

A realização de um intercâmbio impecável começa com um planejamento muito bem feito. E já tem muita coisa que dá fazer, mesmo sem sair de casa.

O primeiro passo é escolher qual o melhor curso para você. Se está completamente perdido, algumas perguntas podem ajudar:

Em qual país você tem mais interesse? Como está o seu idioma na língua local? Quanto tempo pretende passar fora? Quanto pretende investir? Que tipo de curso busca?

Escolha do País:

Para escolher o país, além de pesquisar nas redes sociais, converse com seus amigos que já viajaram e com o seu agente para buscar o melhor fit com a sua personalidade e necessidades. Por exemplo: se você deseja trabalhar durante o seu intercâmbio é necessário ver quais países dão essa permissão e sob quais condições. Entretanto, se o seu desejo é não passar frio, não se deve viajar para países como o Canadá, durante o inverno.

Nível de idioma:

Depois de escolher o país, o próximo passo no planejamento do seu intercâmbio é verificar seu nível no idioma local. Caso o seu domínio na língua ainda esteja aquém do necessário, como por exemplo, para um curso de graduação completa, um bom passo no planejamento é justamente se aprimorar no idioma. Neste caso, recomendamos que você dê uma olhada em nosso post sobre cursos online para mais informações sobre como começar seu intercâmbio sem sair do Brasil.

Por outro lado, se você já é fluente, será muito importante comprovar isso para as instituições de ensino. Testes como o Itep podem ser realizados de casa, e têm uma relação custo x benefício muito vantajosa. Fale com a nossa equipe para agendar o seu.

Planejamento Financeiro:

Planejar os custos do seu intercâmbio também é muito importante e, se preparar financeiramente para o estudo no exterior torna toda a experiência mais tranquila. Sites como o Numbeo podem ajudar muito nesta etapa, pois indicam os preços de ítens básicos em cada cidade. Posteriormente, acompanhe o câmbio da moeda local e aproveite momentos de queda para já ir adquirindo aos poucos.

Cartas de Recomendação:

Caso você opte por cursos como a graduação completa, será muito importante conseguir cartas de recomendação de professores ou de empregadores, no caso de cursos de pós graduação. Aproveite o momento para entrar em contato com estas pessoas e solicitar as suas. Eventualmente, algumas instituições ainda vão pedir para você encaminhar uma “Motivation Letter”. Esse é um excelente momento para começar a redigir a sua.

Visto:

Antes de embarcar para o seu intercâmbio, será necessário conseguir o seu visto. A lista de documentos e etapas necessárias para a obtenção do seu variam muito. Apesar de despachantes especializados poderem ajudar, antes de contatá-los, já vale a pena começar se informando online.

Como vimos acima, há muito que se fazer nesta etapa de planejamento do seu intercâmbio, mesmo durante a pandemia. Conte com a nossa equipe para auxiliar no seu.

Recommended Posts