Você sabe o que é a Apostila de Haia? Sabe para que serve?

Antigamente, quando um aluno queria validar no Brasil os créditos obtidos no exterior, ele tinha um longo caminho a percorrer. Primeiro, ele tinha que conseguir um carimbo do governo local. Depois, esse documento tinha que ser levado para o consulado Brasileiro dar o seu carimbo. A Convenção de Haia, que criou o selo Apostila de Haia aconteceu em 1965. Em 2016 no Brasil virou signatário, trazendo esse grande facilitador para resolver esse trâmite.

O que é?

Trata-se de um selo que garante o reconhecimento de autenticidade em qualquer país signatário da convenção. Ou seja, um documento “apostilado” no Brasil deverá ser reconhecido em todos os países que aderiram a convenção. Um aluno que quer fazer graduação completa nos EUA, por exemplo, terá fazer o “apostilamento” de seu boletim e histórico escolar no Brasil.O mesmo vale para os créditos obtidos no exterior. Se você, por exemplo, fizer um semestre da sua graduação na Inglaterra, poderá solicitar o apostilamento do seu boletim, de modo que ele possa ser reconhecido e aceito pela sua faculdade no Brasil.

Onde solicitar?

Veja neste link os cartórios Brasileiros habilitados a fornecerem o selo Apostila de Haia. Recomendamos que antes de visitar um destes cartórios os alunos liguem antes, para confirmar a disponibilidade, visto que ainda se trata de um procedimento novo em nossa burocracia.

Se tudo isso lhe parece complicado demais, não se preocupe: estamos aqui para tirar todas as suas dúvidas e lhe ajudar a planejar seu intercâmbio. Agende um horário sem compromisso, ligando em nossos telefones, ou se cadastrando aqui.